Cartão de Crédito Falso

O cartão de crédito é um importante aliado do consumidor. Facilita na hora de pagar as contas, possibilita parcelar a dívida e agiliza as compras que podem ser feitas de maneira rápida nos estabelecimentos comerciais e até mesmo pela internet. O uso do cartão de crédito é cada vez mais amplo em todos os setores e na rede. E por isso mesmo, os cuidados precisam ser redobrados pelo consumidor. Há muitos golpes com cartão de crédito falso ou cartão clonado.

A clonagem dos cartões de crédito ocorre através de um dispositivo chamado popularmente de “chupa-cabra” - um leitor de cartão que copia a trilha magnética e o número do cartão de crédito. Às vezes, o equipamento possui uma câmera que filma a digitação da senha pelo cliente. Outras vezes, é o próprio funcionário do estabelecimento comercial que age com má fé, copiando a assinatura feita pelo cliente no recibo. De posse desses dados, os fraudadores fabricam um cartão de crédito falso e vão às compras, fazendo dívidas em nome do dono do cartão, que pode acabar com nome sujo na praça. O chamado “chupa cabra” é colocado pelos fraudadores em caixas eletrônicos e leitores de cartão do comércio. Por isso é tão importante sempre ficar de olho no cartão, nunca entregá-lo e permitir que o levem sem sua presença.

Já na internet, o cuidado deve ser com mensagens falsas, que enviam vírus com um arquivo espião, para copiar a senha e o número do cartão. Ou mensagens que pedem para clicar em links desconhecidos e solicitam confirmação de dados. Na maioria dos casos, estes virus estão camuflados em emails falsos de instituições financeiras e do governo. As principais bandeiras investem sistematicamente em sistemas inovadores de segurança. O cartão Mastercard, por exemplo, é o mais popular no país e responsável por mais de 16 bilhões de transações por ano em todo mundo, a ampla maioria livre de possibilidade de fraude, graças a esforços da empresa.

Já os cartões Unicard Unibanco possui a chamada Uniproteção. Estão protegidos por um pacote de serviços e tecnologias que garantem total segurança nas transações efetuadas com seu cartão. Conta com serviços diferenciados, como Proteção 30 Horas, Sistema de Detecção a Fraudes e Senha Auto-Atribuída. Apesar de todo o investimento das empresas responsáveis pelos cartões de crédito, o principal interessado com a segurança do cartão é o seu titular, que precisa ter cuidado e nunca passar informações pessoais a estranhos, pessoalmente, pela internet ou por telefone. Muito menos abrir arquivos anexos a emails de remetentes desconhecidos ou mensagens estranhas.

Em caso de suspeita de fraude ou clonagem do cartão, o consumidor deve comunicar imediatamente a administradora e solicitar o bloqueio ou cancelamento do mesmo. E caso o cartão fique preso num caixa eletrônico, contatar o banco na mesma hora.

Veja uma reportagem abaixo sobre clonagem de cartões de crédito:

Todo cuidado é pouco. Apesar da responsabilidade e do prejuizo ser da operadora e da loja em casos de comprovação de fraude, o consumidor deve ser cauteloso e zelar pelo seu cartão de crédito.